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Conceito e design modernos para atender o público jovem
RioCard Jovem foi um produto criado pela RioCard Cartões, responsável pelo gerenciamento da bilhetagem eletrônica em diversos municípios do Rio de Janeiro. A proposta era criar uma cartão pré-pago que tivesse forte identificação com o público jovem e estudantes e que também agregasse vantagens e benefícios para estes usuários. O produto teve excelente aceitação em seu lançamento, mas depois de 1 ano no mercado foi descontinuado pela entrada do Bilhete Único como cartão padrão, devido a sua natureza integradora.
A Ideiatrip foi responsável pela concepção de toda a campanha de lançamento e pelo visual do cartão.
Design dos cartões
Submetidos à pesquisas com dezenas de estudantes de ensino médio e universitários, o layout dos cartões foi vencedor da concorrência. A partir disso, iniciamos todo o trabalho de comunicação do lançamento do produto.
Produto diferenciado
Além do design moderno, que remete ao cotidiano jovem em constante movimento e ao ambiente urbano, o cartão tem características físicas diferenciadas: FLEXÍVEL, À PROVA D´ÁGUA E POSSUI UMA CORRENTINHA PARA SER USADO COMO CHAVEIRO.
Campanha Seu Mundo
Com o slogan “RioCard Jovem conecta você com seu mundo”, a campanha de lançamento do cartão tinha a proposta de atingir os diferentes recortes socioculturais do universo jovem, abordando diferentes “mundos” e mostrando o cartão como facilitador dos deslocamentos diários para as várias atividades de cada perfil.
Os 4 Mundos
Os 4 perfis escolhidos para a campanha foram: Radical (esportes radicais), Festa (balada, entretenimento), Conquista (empreendedorismo, estudo) e Sustentável (ecologia e responsabilidade socioambiental).
Produção fotográfica
Retratar os diferentes perfis da campanha de forma realista foi um desafio. As fotografias de bancos de imagens não traduziam as diversidades étnica e de estilo que gostaríamos de alcançar. Não queríamos, também, modelos profissionais. Para resolver esta questão, foi realizada uma seleção de pessoas que atendessem aos diferentes perfis e, a partir daí, produzimos as fotos para as peças das campanha.
Lançamento na Bienal do Livro 2009
Para o pré-lançamento do cartão, produzimos a ambientação do estande do RioCard Jovem na Bienal do Livro, que teve grande visitação e onde foram vendidos mais de 3000 cartões em uma semana. Para o evento, foi criado o perfil MEU MUNDO É IMAGINAÇÃO.
Display e coleção de folders
Um dos principais produtos de divulgação dos perfis foi a coleção de folders, exposta nas lojas RioCard em um display de 60cm x 35cm e em ações de Sampling.
Site e Marketing Digital
A Web foi o ambiente natural para a campanha, utilizando o site e associando-o às redes sociais e e-mail marketing para colocar o cartão no imaginário dos jovens.
Foram criados perfis para cada personagem da campanha nas redes sociais. Mais do que informações sobre os cartões, a comunicação era voltada para dicas relacionadas a cada perfil: Esportes Radicais, Sustentabilidade, Balada e Diversão, e Empreendedorismo. Os vídeos da campanha no Youtube completaram a comunicação.
A campanha produzia vídeos divulgados no canal do YouTube e redes sociais, além de exibições em cinemas.
Concurso CHEGUEI DE RIOCARD JOVEM
Aproveitando a boa aceitação do produto nas redes sociais, idealizamos o concurso fotográfico “Cheguei de RioCard Jovem”
Foram mais de 1300 fotos recebidas e 400 selecionadas para publicação no site e nas redes sociais. Eram imagens criativas e curiosas em diversos lugares de todo o Estado. Os 10 premiados ganharam 1 relógio RioCard, que paga passagens.
Premiado na categoria “Marketing de Produto” da BIENAL DE MARKETING DA ANTP
Todo esse trabalho encontrou seu reconhecimento no importante prêmio da Associação Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT). Na foto, o diretor comercial do RioCard, Edmundo Fornasari recebe o prêmio ANTP
RioCard Jovem - Design de cartões e Campanha “Seu Mundo”
Mais um case de sucesso com a marca Ideiatrip!
Coordenação geral: Ted Celestino
Direção de criação: Vlad Calado
Design: Yuri Bigio e Marcia Martinello
Redação: Victor Ribeiro
Fotos: André Smirnoff
Web: Jan Seidl e Luiz Perdomo
Videografismo: Rafael Chacon