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Conceito e design modernos para atender o público jovem

RioCard Jovem foi um produto criado pela RioCard Cartões, responsável pelo gerenciamento da bilhetagem eletrônica em diversos municípios do Rio de Janeiro. A proposta era criar uma cartão pré-pago que tivesse forte identificação com o público jovem e estudantes e que também agregasse vantagens e benefícios para estes usuários. O produto teve excelente aceitação em seu lançamento, mas depois de 1 ano no mercado foi descontinuado pela entrada do Bilhete Único como cartão padrão, devido a sua natureza integradora.

A Ideiatrip foi responsável pela concepção de toda a campanha de lançamento e pelo visual do cartão.

Design dos cartões

Submetidos à pesquisas com dezenas de estudantes de ensino médio e universitários, o layout dos cartões foi vencedor da concorrência. A partir disso, iniciamos  todo o trabalho de comunicação do lançamento do produto.

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Produto diferenciado

Além do design moderno, que remete ao cotidiano jovem em constante movimento e ao ambiente urbano, o cartão tem características físicas diferenciadas: FLEXÍVEL, À PROVA D´ÁGUA E POSSUI UMA CORRENTINHA PARA SER USADO COMO CHAVEIRO.

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Campanha Seu Mundo

Com o slogan “RioCard Jovem conecta você com seu mundo”, a campanha de lançamento do cartão tinha a  proposta de atingir os diferentes recortes socioculturais do universo jovem, abordando diferentes “mundos” e mostrando o cartão como facilitador dos deslocamentos diários para as várias atividades de cada perfil.

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Os 4 Mundos

Os 4 perfis escolhidos para a campanha foram: Radical (esportes radicais), Festa (balada, entretenimento), Conquista (empreendedorismo, estudo) e Sustentável (ecologia e responsabilidade socioambiental).

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Produção fotográfica

Retratar os diferentes perfis da campanha de forma realista foi um desafio. As fotografias de bancos de imagens não traduziam as diversidades étnica e de estilo que gostaríamos de alcançar. Não queríamos, também, modelos profissionais. Para resolver esta questão, foi realizada uma seleção de pessoas que atendessem aos diferentes perfis e, a partir daí, produzimos as fotos para as peças das campanha.

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Lançamento na Bienal do Livro 2009

Para o pré-lançamento do cartão, produzimos a ambientação do estande do RioCard Jovem na Bienal do Livro, que teve grande visitação e onde foram vendidos mais de 3000 cartões em uma semana. Para o evento, foi criado o perfil MEU MUNDO É IMAGINAÇÃO.

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Display e coleção de folders

Um dos principais produtos de divulgação dos perfis foi a coleção de folders, exposta nas lojas RioCard em um display de 60cm x 35cm e em ações de Sampling.

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Site e Marketing Digital

A Web foi o ambiente natural para a campanha, utilizando o site e associando-o às redes sociais e e-mail marketing para colocar o cartão no imaginário dos jovens.

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Foram criados perfis para cada personagem da campanha nas  redes sociais. Mais do que informações sobre os cartões, a comunicação era voltada para dicas relacionadas a cada perfil:  Esportes Radicais, Sustentabilidade, Balada e Diversão, e Empreendedorismo. Os vídeos da campanha no Youtube completaram a comunicação.

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A campanha produzia vídeos divulgados no canal do YouTube e redes sociais, além de exibições em cinemas.

Concurso CHEGUEI DE RIOCARD JOVEM

Aproveitando a boa aceitação do produto nas redes sociais, idealizamos o concurso fotográfico “Cheguei de RioCard Jovem”

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Foram mais de 1300 fotos recebidas e 400 selecionadas para publicação no site e nas redes sociais. Eram imagens criativas e curiosas em diversos lugares de todo o Estado. Os 10 premiados ganharam 1 relógio RioCard, que paga passagens.

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Premiado na categoria “Marketing de Produto” da BIENAL DE MARKETING DA ANTP

Todo esse trabalho encontrou seu reconhecimento no importante prêmio da Associação Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT). Na foto, o diretor comercial do RioCard, Edmundo Fornasari recebe o prêmio ANTP

 

RioCard Jovem – Design de cartões e Campanha “Seu Mundo”

Mais um case de sucesso com a marca Ideiatrip!

Coordenação geral: Ted Celestino

Direção de criação: Vlad Calado

Design: Yuri Bigio e Marcia Martinello

Redação: Victor Ribeiro

Fotos: André Smirnoff

Web: Jan Seidl e Luiz Perdomo

Videografismo: Rafael Chacon

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