Cases

Usina Comunitária CSA

Identidade visual e marketing social para um projeto de grande impacto A Usina Comunitária CSA foi uma marca criada pela ThyssenKrupp CSA, siderúrgica localizada em Santa Cruz (Rio de Janeiro), para abranger todos os projetos sociais e eventos mantidos e promovidos pela empresa voltados à comunidade da Reta João XXIII, que está no seu entorno. Desde 2014, esta nova marca está estabelecida como identidade única para todos os projetos. O desafio da Ideiatrip foi desenvolver uma marca que criasse uma forte empatia com a comunidade sendo, ao mesmo tempo, de fácil assimilação e de associação com a CSA; e de reconhecimento imediato. Além disso, o projeto teve um grande investimento e precisava ser bem divulgado ao público-alvo, pois foram milhares de vagas abertas em diversos cursos. E tudo começou com a criação da marca. A logo foi criada pensando no lado humano do projeto. A ideia era transmitir alegria e um sentimento positivo que impactasse a juventude (principal público). Partimos do U de Usina, que sofreu um corte para receber a palavra Comunitária. Com isso, o símbolo tornou-se uma versão personalizada do popular Smile e o complemento feito com as fontes coloridas aumenta a sensação de bem-estar e de diversidade. A partir dessa primeira definição do projeto, desenvolvemos  toda a identidade visual e suas aplicações como, por exemplo, os uniformes usados pelos jovens participantes das atividades propostas pela Usina Comunitária CSA. Com mais de 1.000 crianças frequentando as aulas oferecidas, os uniformes tiveram um grande impacto de visibilidade da marca e [...]

RioCard Jovem

RioCard Jovem foi um produto criado pela RioCard Cartões, responsável pelo gerenciamento da bilhetagem eletrônica em diversos municípios do Rio de Janeiro. A proposta era criar uma cartão pré-pago que tivesse forte identificação com o público jovem e estudantes e que também agregasse vantagens e benefícios para estes usuários. O produto teve excelente aceitação em seu lançamento, mas depois de 1 ano no mercado foi descontinuado pela entrada do Bilhete Único como cartão padrão, devido a sua natureza integradora. A Ideiatrip foi responsável pela concepção de toda a campanha de lançamento e pelo visual do cartão.

CSA Social

Identidade visual, criação de estande e exposição sobre o aço no dia a dia O CSA Social é uma grande ação de cidadania realizada pela empresa na comunidade da Reta João XXIII com atendimentos diversos, como obtenção de documentos, casamento coletivo, saúde preventiva e atividades para as crianças. O trabalho começou com a criação da marca do evento e se estendeu à concepção das peças de ambientação e de divulgação, além da criação do estande da ThyssenKrupp para a ocasião, o que incluiu uma exposição sobre o aço no dia a dia. Logo CSA Social Inicialmente, criamos a nova marca para o evento. A concepção partiu da ideia de coletividade e integração. Acreditamos que a marca deveria ser mais afetiva, trazer o calor de um abraço, um espírito de ajuda mútua. Para cumprir este papel, optamos por um estilo mais artesanal, com o uso de pinceladas de tintas coloridas para a composição do símbolo, que adicionou um visual de arco-íris ao projeto. IDV CSA SocialIDV CSA Social - Imagens do evento Estande e Exposição Aço no Dia a Dia Um dos maiores desafios no CSA Social foi  a concepção de um estande bastante complexo, com vários painéis e uma área reservada à exposição artística "O Aço no Dia a Dia". A proposta desta exposição foi mostrar ao púbico do evento como o aço está presente em suas vidas, seja em um fogão ou em um trem, ou automóvel. Para isso, criamos uma ambientação feita com desenhos vetoriais com as silhuetas na [...]

Prêmio Alberto Moreira

Da criação do troféu à ambientação do evento O PAM é uma premiação realizada pela Fetranspor (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro) para os rodoviários de todo o Estado. O evento é bianual, já é uma tradição no setor de Transportes e é realizado com baile de gala e coquetel oferecidos para cerca de 1000 pessoas. A Ideiatrip iniciou seu trabalho no PAM em 2008 e até hoje é responsável pela criação da marca e do troféu, além de fazer todo o atendimento de comunicação da conta. Isso inclui o desenvolvimento do sistema de premiação (web) e a ambientação dos eventos, ao longo de quatro edições. Atualmente mais uma edição do PAM está em andamento. A logo e o troféu foram criados juntos com o objetivo de definir uma imagem marcante, que apresentasse o ser humano como centro das atenções e revelasse a importância individual de cada profissional para girar a complexa roda do transporte urbano. Desde 2008, o troféu continua sendo o mesmo e, a partir disso, foram desenvolvidas as identidades visuais de cada PAM. Identidade visual de algumas ediçõesTroféu Prêmio Alberto Moreira A ambientação do evento, com diversas peças, é um dos destaques do atendimento ao Prêmio Alberto Moreira. Um evento com 1.000 convidados, uma grande festa no estilo "tapete vermelho"! Trabalhamos sempre com grandes dimensões, seja no fundo do palco, no pórtico de entrada, ou no backdrop reservado para os convidados tirarem suas fotos.   Programação visual do evento em 2015 [...]

Prêmio Mobilidade Urbana

Atendimento integrado de comunicação ao prêmio institucional realizado pela Fetranspor O Prêmio Mobilidade Urbana, da Fetranspor - Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro -, é uma das mais importantes premiações da área de mobilidade no país. São premiadas iniciativas de mobilidade nas áreas de Educação e Cultura, Jornalismo, Desenvolvimento Sustentável, Planejamento de Transportes e Tecnologia, Relacionamento com Clientes. A última edição do evento foi realizada no Copacabana Palace, em Novembro de 2015. A Ideiatrip participou do projeto desde a sua concepção. Criamos o troféu para o evento e a marca inspirada no troféu. A partir daí trabalhamos a Identidade Visual, a divulgação e a ambientação do evento. Também fomos responsáveis em várias edições pelo site e o sistema de inscrições e julgamentos da premiação. o troféu precisava traduzir a importância da mobilidade e a valorização de quem a promove, além de remeter ao Rio de Janeiro, foco dos projetos concorrentes. Um grande estudo foi feito, diversas opções pensadas até que chegamos no formato inspirado nas ondas de Copacabana, mas que remete a um gráfico crescente. As curvas foram lapidadas para que remetessem às letras M e U de mobilidade urbana. As ondas são dourada e prateada agregando valor à peça. Identidade visual de algumas edições Ambientação do evento em 2014 Ambientação do evento em 2015 Simulação do projeto visual para a ambientação Eram 2 ambiente, uma ante-sala onde os convidados aguardaram o evento, que foi ambientada com 4 faixas de 6m de comprimento. No salão [...]

Indo & Vindo – A Revista do Rodoviário

Premiada revista realizada pela Fetranspor e distribuída para 100 mil rodoviários de todo o Estado do Rio de Janeiro. A Revista do Rodoviário. O subtítulo define perfeitamente a Indo & Vindo, um projeto ousado com objetivo de criar um canal de comunicação com uma categoria inteira de um estado. São quase 100 mil rodoviários que recebem a cada 2 meses uma pubicação totalmente voltada para eles. Eles são os personagens da capa e das matérias inteiras. Se vêem na edição. O conteúdo é pensado e trabalhado sobre a ótica deles. Com essa proposta, executada ao longo de 4 anos e 31 edições, a Indo & Vindo conseguiu conquistar não só o carinho e admiração dos rodoviários, mas também dois importantes prêmios de comunicação. O Prêmio Aberje, maior premiação para a comunicação empresarial do Brasil, e a Bienal de Marketing da ANTP, o mais importante prêmio do setor. Os troféus da Bienal de Marketing da ANTP e do Prêmio Aberje A cara do rodoviário A Revista teve a grande maioria de suas capas dedicadas aos personagens rodoviários. Pessoas que se destacam seja por sua atuação profissional ou por sua vida pessoal, valorizando talentos como escritores, artistas plásticos, esportistas, surfistas e muitos outros. Também tem uma seção dedicada aos elogios feitos por passageiros aos rodoviários, através do Fale Ônibus, serviço de atendimento ao público do setor. Também nos concursos os rodoviários tem intensa participação e ganham espaço nas páginas da revista para mostrar seus talentos. Matérias com foco nos rodoviários O conteúdo da [...]

Revista Ônibus

Revista Ônibus, publicação institucional da Fetranspor com dez anos de destaque nacional no setor de transporte de passageiros Criada em março do ano 2000, como uma evolução do jornal Ônibus – tablóide publicado desde a década de 80 pela Fetranspor – e da Revista Fetranspor – publicação de cobertura do Etransport e da Fetransrio – a Revista Ônibus tem se destacado como a principal ferramenta a serviço dos transportadores para a discussão dos temas relevantes para o setor. A Revista foi desenvolvida pela equipe de Comunicação da Fetranspor em parceria com a Arquimedes Edições, empresa "mãe" da Ideiatrip. Nesses 12 anos de evolução constante a revista se modernizou, passou por duas reformas gráficas e se tornou uma veículo de destaque no mercado nacional de transportadores de passageiros. A equipe da Arquimedes Edições/Ideiatrip atua em todas as etapas da revista: reportagem, fotografia, edição, diagramação, produção gráfica, comercialização e distribuição. Capas dos 3 projetos gráficos em ordem cronológica - ilustradas e fotográficas Outras capas marcantes da história da Revista Ônibus (das mais recentes para mais antigas) A Revista Ônibus traz um conteúdo variado, com uma abordagem jornalística e institucional tanto da atuação da Fetranspor e de seus associados (sindicatos e empresas) como do mercado de transporte e do setor de mobilidade urbana. Veja alguns dos conteúdos presentes em nossas páginas: Política de mobilidade e infraestrutura de transporte Ações dos diversos setores da Fetranspor Eventos da Fetranspor e do setor Produtos e serviços Comercialização Também somos responsáveis pela comercialização de espaço publicitário na Revista [...]